7 de setembro de 2019

Dia internacional da conscientização dos urubus e abutres

Hoje, 07 de setembro de 2019, comemora-se o dia internacional da conscientização dos urubus e abutres. Esse dia é comemorado no primeiro sábado de setembro de cada ano.

Para a maioria das pessoas, os urubus são aves feias e nojentas. Poucos sabem que esses carniceiros são incríveis e muito importantes nos ecossistemas.
Graças a dieta necrófaga, abutres e urubus possuem uma função ecológica fundamental na natureza, mantém o ambiente em que vivem limpo, eliminando desde carcaças até ossos, sendo responsáveis pela eliminação de 95% das carcaças de animais mortos na natureza.

Dessa forma, eles ajudam a prevenir a propagação de doenças, eliminando bactérias que poderiam adoecer ou matar muitos animais selvagens e domésticos. Estudos demonstraram que em áreas onde não há urubus, as carcaças levam até três ou quatro vezes mais tempo para se decompor.

Existem sete espécies de urubus, sendo que cinco ocorrem no Brasil: o urubu-rei (Sarcoramphus papa), urubu-da-mata (Cathartes melambrotus), urubu-de-cabeça-vermelha (Cathartes aura), urubu-de-cabeça-amarela (Cathartes burrovianus) e o urubu-de-cabeça-preta (Coragyps atratus).



Quer saber mais sobre os urubus do Brasil, acesse o link:
http://www.avesderapinabrasil.com/materias/urubusbrasileiros.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário