24 de abril de 2019

Primeiro registro do gavião-de-asa-larga (Buteo platypterus) no Ceará

Foto: Jocier Araújo
O gavião-de-asa-larga (Buteo platypterus) é um migrante raro e pouco conhecido no Brasil. No nosso país aparece na região amazônica e algumas localidades da região sul/sudeste, entre os meses de outubro e abril, oriundo da América do Norte.

Em janeiro desse ano, o observador de aves Jocier Araújo fotografou um indivíduo adulto no município de Tianguá, Ceará. Trata-se do primeiro registro conhecido da espécie para estado do Ceará, também o primeiro para a região nordeste.

Meses depois, no dia 12 de março, um grupo de observadores guiados pelos ornitólogos Caio Brito e Tati Pongiluppi fotografam outro indivíduo em Guaramiranga/CE, a cerca de 200 km a leste do registro de Tianguá. Em ambos os casos a ave foi encontrada em ambiente florestal.

Considerando que esse gavião é pouco conhecido e de difícil identificação – muito similar com outros gaviões – pode ser facilmente confundido e subamostrado em campo. Com o número crescente de observadores de aves explorando as mais diversas regiões do país, é possível que registros dessa espécie em novas localidades venham a ocorrer.

Gavião-de-asa-larga (Buteo platypterus) fotografado por Jocier Araújo em Tianguá, Ceará.
Como identificar?
O gavião-de-asa-larga é muito parecido com o gavião-carijó (Rupornis magnirostris) adulto. Porém, ele é reconhecido pela íris acastanhada, píleo, nuca e laterais da cabeça estriado de castanho e branco, partes inferiores e peito de coloração branco-creme com densas estrias marrom-escuro. Em voo chama atenção a parte posterior das asas margeada de negro (ponta das penas secundárias e primárias), além da cauda escura com uma a duas faixas finas brancas visíveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário