7 de maio de 2016

As buraqueiras de olhos escuros

*por: Willian Menq.
A algum tempo atrás, vi essa fotografia de uma coruja-buraqueira (Athene cunicularia) com olhos escuros, registrada pelo Gustavo Pinto em Americana/SP. É um registro bem interessante, já que os olhos escuros é uma característica incomum e rara para a espécie, que tipicamente apresenta olhos amarelo.

Outras corujas brasileiras, como a corujinha-sapo (Megascops atricapilla) e a corujinha-do-sul (Megascops sanctaecatarinae), é relativamente comum a presença de indivíduos com olhos castanhos/escuros. Na coruja-buraqueira, é o primeiro caso que eu vejo para o Brasil.

Pesquisando sobre o assunto, descobri vários casos de buraqueiras de olhos escuros na cidade de Marco Island, Flórida/EUA (link). Por lá, foram registrados indivíduos com olhos de cores variadas: castanhos, âmbar mesclado com amarelo, marrom-escuro e até um curioso relato de um casal com o macho apresentando olhos azuis, fêmea com olhos castanhos e dois filhotes de cores diferentes, âmbar e marrom. Há também outros casos de jovens com olhos castanhos ou marrom-escuro que mudaram para o amarelo assim que atingiram a idade adulta.

De acordo com a pesquisadora Nancy Richie, que monitorou por alguns anos as buraqueiras de Marco Island/FL, a alteração na cor dos olhos é causada pela presença de um gene recessivo responsável pela cor da íris, herdado pelos pais, sendo os olhos amarelos a cor dominante. Dessa forma, se um casal adulto com estes genes recessivos se acasalar, poderão produzir filhotes com olhos diferentes.



Indivíduo de olhos escuros. Foto: Gustavo Pinto.

À direita, indivíduo de olhos mesclados. Foto: Nancy Richie, Florida/EUA.
Filhote de olhos marrom. Foto: Nancy Wilkins, Piccolo Park (Hollywood, FL)
ATUALIZANDO - 18/11/2017

Após a postagem deste texto, fiquei sabendo de outros dois registros de buraqueiras de olhos escuros no Brasil: um realizado por Edgard Thomas, em Brasília/DF, em maio de 2016; e o outro feito por Nathalia Melo, em Limeira/SP, em novembro de 2015 (fotos abaixo).

Indivíduo adulto com olhos escuros. Foto: Edgard Thomas, Brasília/DF, 20/05/2016.

Indivíduo adulto com olhos escuros. Foto: Nathalia Melo, Limeira/SP.

Agora, na próxima vez que visualizar uma coruja-buraqueira que tal olhar a cor de seus olhos? Você poderá estar diante de um indivíduo raro e diferente.

13 comentários:

  1. Que massa. Eu não sabia disso. Muito bom saber.

    ResponderExcluir
  2. Fotografo corujas buraqueiras a um tempo mas não tive o privilégio de encontrar uma assim. Ficarei mais atento a isso agora. Interessantíssima essa matéria.

    ResponderExcluir
  3. Fiz esta foto em 2015 em Ivaiporã-Pr.
    https://www.facebook.com/photo.php?fbid=1260666630745307&set=gm.1088822891248802&type=3&theater&ifg=1

    ResponderExcluir
  4. Oi, Willian! Há mais um registro no DF, desta vez feito por Gustavo Gomes: http://www.wikiaves.com.br/2734510

    ResponderExcluir
  5. Fiz, recentemente, um registro da buraqueira com olhos escuros, e confesso que me assustei, pois não sabia dessa raridade... =D

    ResponderExcluir
  6. Apareceu em Feira de Santana Na. A buraqueira, olhos pretos, ao redor amarelo.

    ResponderExcluir
  7. Fiz uma foto recentemente em que a coruja buraqueira apresentava heterocromia em seus olhos, um amarelo e outro preto. Vi que é raro de acontecer.

    ResponderExcluir
  8. Acabo de registrar duas num mesmo buraco. Como posso encaminhar a foto?

    ResponderExcluir
  9. Vim parar aqui porque esta tarde fotografei uma coruja buraqueira com heterocromia e vim pesquisar sobre. Ela estava vigiando ao redor de seu ninho e tinha um olho amarelo e outro castanho. Estarei postando daqui a pouco no Wiki Aves.

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. Coruja-buraqueira de olhos pretos em Ivaiporã-Pr., em 5-6-2015. https://www.wikiaves.com.br/5951052

    ResponderExcluir