4 de outubro de 2017

Os sovis-do-norte (Ictinia mississippiensis) já estão aparecendo no Brasil

Sovi-do-norte registrado por
Fabyano Costa, em Terenos/MS
04/10/2017.
*por: Willian Menq.
Hoje pela manhã, 04/10/2017, os observadores de aves Fabyano Costa e Wagner Freitas registraram um bando de sovi-do-norte (Ictinia mississippiensis), com aproximadamente 20 indivíduos, sobrevoando a área rural de Terenos/MS, município vizinho a Campo Grande. É o primeiro registro da espécie em território brasileiro para a temporada de 2017/2018.

Essa espécie tem como destino final o norte da Argentina, Paraguai e o pantanal brasileiro, provavelmente o bando registrado pelos observadores estavam de passagem pela região. Não é a primeira vez que os sovis-do-norte são avistados na região Campo Grande.

No Wikiaves por exemplo, em março/2013 e em setembro e dezembro de 2015, alguns bandos também foram avistados de passagem em Campo Grande e Terenos, indicando que a região central do Mato Grosso do Sul está na rota migratória regular da espécie.

Atenção observadores de aves que residem ou vão viajar para o Acre, oeste do Amazonas, Rondônia, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Fiquem atentos!! A partir dessa semana, os bandos de sovis-do-norte (Ictinia mississippiensis) e gaviões-papa-gafanhoto (Buteo swainsoni) vão começar a passar por essas regiões.

Mais informações em:
http://blog.avesderapinabrasil.com/2017/09/as-nuvens-de-migrantes-que-cruzam.html


Um comentário:

  1. Seria interessante acompanhar o número das aves que vêm e vão, para saber se depois de algumas gerações elas ainda se reproduziram. Elas comem animais contaminados com os antibióticos aplicados nos cultivos que ocupam a quase totalidade das regiões por onde elas voam ou migram. Em mamíferos pequenos, ratos, por exemplo, na terceira geração alimentada com produtos cultivados com esses químicos anti-vida, as fêmeas deixam de se reproduzir. Há registros dos observadores sobre isso?

    ResponderExcluir