25 de abril de 2018

Novo site Aves de rapina Brasil está no ar!

*por: Willian Menq.
Finalmente está no ar o novo site Aves de rapina Brasil (www.avesderapinabrasil.com.br), com novo conteúdo e visual.

O site traz informações detalhadas e atualizadas de todas as 99 espécies de rapinantes com ocorrência no Brasil, com textos originais compilados através de mais de 300 referências bibliográficas e observações de campo minhas e de outros pesquisadores.

Dentre as novidades do novo site, destaca-se as diversas opções de busca das espécies. Agora é possível pesquisar as aves a partir de uma lista ilustrada, pela área de ocorrência ou por listas regionais. Para auxiliar na identificação de gaviões é possível pesquisar fotos em voo das principais espécies planadoras do Brasil, incluindo suas variadas formas e fases de plumagem. Há também uma seção de busca personalizada, onde é possível procurar as aves de rapina a partir de sua abundância, popularidade, dieta preferencial, status de ocorrência e status de conservação.

A seção “artigos” apresenta várias publicações de divulgação científica cujo tema central é as aves de rapina. Há também uma seção dedicada à observação de aves de rapina, com dicas para a observação e identificação de rapinantes, recomendações para o uso de playback, e etc.

Outra seção “dúvidas e curiosidades” desmistifica mitos e farsas envolvendo as aves de rapina, além de algumas curiosidades sobre essas aves. Nessa seção é possível encontrar matérias como “a lenda das águias é verdadeira ou falsa?”, “diferenças entre águias, gaviões e falcões”, “como os rapinantes se orientam na migração?”, e assuntos do tipo.

O logo também é novo, foi produzido pelo artista e naturalista Frederick Pallinger (autor do livro Tucanos e Araçaris Neotropicais), que já produziu inúmeras ilustrações hiper-realistas de aves e outros animais. O gavião-pato (Spizaetus melanoleucus), representado no logo, é a espécie símbolo do site desde sua criação. É uma ave bela, imponente e pouco conhecida entre o público leigo, sendo uma ótima espécie para conquistar a atenção e o carisma das pessoas.

Ressalto que todos os textos do site são originais (editados e revisados por mim) e acessíveis para todo o tipo de leitor, de biólogos e professores até pessoas leigas. Todas as páginas são ricamente ilustradas graças à colaboração de mais de 350 fotógrafos e biólogos de diversas partes do Brasil.

Explore o site e surpreenda-se com a riqueza de aves de rapina existentes no Brasil, muitas delas habitantes de sua região.

Textos são originais, atualizados e acessíveis para todo o tipo de público. 

É possível procurar fotos em voo das principais espécies de rapinantes planadores do Brasil.

Diversas opções de pesquisa, é possível pesquisar as aves através de sua abundância, popularidade, habitat preferencial, dieta, status de ocorrência e status de conservação.


Seção "dúvidas e curiosidades" desmistifica farsas e mitos envolvendo as aves de rapina, além de esclarecer as principais dúvidas sobre essas aves.

Aves de rapina Brasil

Um comentário:

  1. Oi, tem uma ave rapina no meu bairro e eu quria saber qual é

    Vcs poderiam me dizer?

    Características:

    Cinza como pombo.

    Pouco menor que um urubu, maior que um pombo.

    Tem uma mancha perfeitamente redonda e branca na parte de baixo das asas que só da pra ver quando ela ta de asas abertas.

    Tem um sóm agudo e grave assim: piur piiiiur.

    Desde já agradeço

    ResponderExcluir