21 de maio de 2018

A coruja nova do Pico da Neblina

Reprodução: BBC News. 
Em novembro do ano passado, o ornitólogo Luís Fábio Silveira encontrou uma nova espécie de coruja nas florestas do Pico da Neblina.

Durante a primeira grande expedição científica a uma das regiões mais remotas da Amazônia, o Pico da Neblina, o ornitólogo e curador do Museu de Zoologia da USP, Luís Fábio Silveira, encontrou uma nova espécie de coruja para o Brasil (e para a ciência). A nova espécie pertence ao gênero Glaucidium, foi coletada a cerca de 2.200 m de altitude, bem na parte alta do pico.

Silveira conta que ouviu a corujinha cantando numa grota de mata pequena, e a vocalização chamou sua atenção, pois era muito diferente das outras espécies de Glaucidium amazônicas. Após coletar a ave e comparar com a descrição das outras espécies, o ornitólogo constatou que os padrões de plumagem não batem com nada conhecido. Dentre as diferenças mais importantes destaca-se o padrão de faixas da cauda, das asas e nos desenhos da região auricular.

A espécie ainda não tem nome, está sendo descrita por Silveira e em breve teremos mais detalhes.

Indivíduo da nova espécie de Glaucidium coletado por L. F. Silveira. Foto: Canal USP.
Mais informações:

6 comentários:

  1. A ciência brasileira sendo feita com métodos arcaicos...esperar o que de leigos? Se até quem estuda ainda mata os bichos...e com certeza tem uma boa justificativa já ensaiada para se defender das criticas.

    ResponderExcluir
  2. Para que matar a ave????

    Li uma extensa discussão sobre esse assunto em outro site mas não fui convencida da necessidade dessa "coleta".

    ResponderExcluir
  3. Lamentável o desfecho dessa pesquisa! Um triste troféu é exibido nas mãos da vaidade. Será que há uma estimativa de quantos indivíduos como esse ainda restam na natureza? Certamente não! Que pena Dr.Silveira!

    ResponderExcluir
  4. complementando: meu nome é Alberto Jorge Bittencourt, resido em Tibagi-PR.

    ResponderExcluir
  5. Um grande marco para a ciência e para a ornitologia Brasileira. Parabéns ao Dr Luís.

    ResponderExcluir
  6. boa tarde meu nome e jose achei uma ave hj no campo aonde moro em duque de caxias numa caixa jogado no campo pois nao sei que ave e parece um filhote de gaviao gostaria de saber aonde eu posso entregar ao orgao conpetente pois ficar com a ave em casa e crime ambiental me ajude por gentileza

    ResponderExcluir