16 de março de 2016

Cauré (Falco rufigularis), o devorador de beija-flores!

*por: Willian Menq.
O cauré (Falco rufigularis) é um falcão pequeno, ágil e veloz; caça desde andorinhões, periquitos, aves aquáticas pequenas, até morcegos e insetos. Caça principalmente a partir de um poleiro, de onde inicia rápidas perseguições contra suas vítimas.

Durante um trabalho de campo no leste do Mato Grosso, em junho de 2014, registrei um F. rufigularis consumindo pelo menos três beija-flores em uma mesma manhã. Na ocasião eu estava amostrando a avifauna, através de redes-de-neblina, em uma floresta às margens de um grande rio.
Ao chegar no ponto de amostragem, por volta das 6:00 h, vi o F. rufigularis (macho adulto) empoleirado na borda da mata. O falcão estava em atividade de caça, atento a todos os movimentos das redondezas. Vi o falcão saindo explosivamente do poleiro e investindo sem sucesso contra um bentevizinho-do-brejo (Philohydor lictor), que voava pelo local. Após a tentativa de caça o falcão sumiu, até pensei que tinha mudado de poleiro, mas para minha surpresa minutos depois ele retornou com um beija-flor (Thaurulania sp) nas garras. Ali ficou e consumiu por completo a pequena ave. Cerca de 30 min depois, o mesmo indivíduo sumiu e retornou minutos depois com outro beija-flor (espécie não-identificada). E pouco mais de 40 min após o evento, o falcão desapareceu e retornou após 1 h com um terceiro beija-flor (Amazilia sp). Após o terceiro beija-flor, por volta das 11:00 h, tive que sair do local.

Achei incrível a eficiência desse indivíduo em capturar beija-flores em tão pouco tempo, são presas pequenas e muito ágeis. A impressão que tive é que o falcão os capturava do outro lado do rio, talvez se empoleirando em um poleiro estratégico próximo a algum arbusto florido, de onde interceptava ou perseguia os beija-flores. E talvez para evitar o comportamento de tumulto (mobbing behavior) por parte dos beija-flores, usava aquele poleiro (o que eu visualizava) para alimentação.



Cauré (F. rufigularis) consumindo seu 2º beija-flor.



Nenhum comentário:

Postar um comentário