30 de março de 2016

O uso do playback nas aves de rapina

*por: Willian Menq.
Observar corujas e falcões-florestais (Micrastur spp) não é uma tarefa fácil. Os contatos visuais com essas aves são difíceis, na maioria das vezes são mais ouvidas do que vistas. Assim, não é raro ver observadores de aves ou fotógrafos usando a técnica de playback para atrair e fotografas aves.

É inegável que a técnica aumenta as chances de detecção de muitos rapinantes florestais, com ele é possível observar espécies que raramente seriam vistas ao acaso. Porém, o uso incorreto e irresponsável do playback pode espantar ao invés de atrair as aves, ou pior ainda, estressá-las.

Existem poucos estudos sobre os impactos do uso do playack na avifauna, mas é provável que o uso prolongado possa causar perdas de territórios ou alteração na distribuição de espécies.

Infelizmente, já presenciei dezenas de vezes pessoas fazendo o uso exagerado da técnica, reproduzindo sons por um longo período ou em volumes exagerados.

Veja neste link algumas dicas e recomendações importantes para o uso do playack com aves de rapina.
http://www.avesderapinabrasil.com/playback.htm

2 comentários:

  1. May I simply just say what a relief to discover someone that actually knows what they are talking about online. You actually know how to bring an issue to light and make it important.
    토토

    ResponderExcluir
  2. A lot more people ought to look at this and understand this side of the story. It’s surprising you aren’t more popular given that you definitely possess the gift.
    경마
    메이저사이트

    ResponderExcluir